Precisa de uma resposta e não encontrou no nosso site?


QUERO FAZER UMA PERGUNTA

Considere as alternativas seguintes sobre o período Socrático e indique a correta: escolha uma:

  1. Em polêmica com os sofistas, para quem a cidade nasce de um acordo ou de um contrato social, Sócrates escreveu a República, obra na qual demonstra ser o homem um animal político.
  2. A filosofia teve seu nascimento determinado pela consolidação da pólis, com um modelo de democracia defendido em sua integralidade por pensadores como Sócrates e Platão por permitir que todo habitante participasse dos debates na condição de cidadão grego.
  3. Sócrates, para não ser condenado à morte, negou, diante dos seus juízes, os princípios éticos da sua filosofia.
  4. Enquanto a filosofia pré-socrática se preocupava com o conhecimento da natureza (physis), Sócrates procura o conhecimento, indagando o homem para que avalie o limite das suas certezas.
  5. Como discípulo de Sócrates, Aristóteles utilizou o método do mestre para elaborar as teorias sobre lógica e empirismo de análise formal.





Faça Login ou Cadastro para puder comentar


Resposta de Edukyou á 7 meses

A resposta correta é a alternativa “d”.

A era dos sofistas tinha como máxima, “conhecer a si mesmo” que partia de um princípio filosófico dentro dos pilares da psicologia e na moral.

Dentro desse princípio, Sócrates focam em uma linha de pensamento que pode ser dividida em 3 objetivos: o mundo, o homem e Deus.

Sendo assim, a confiança total na razão seria o mais produtivo, conhecer a verdade do mundo, para entender o que ele realmente é.

A concepção para os sofistas do que era o ser humano, estava voltado para a ignorância, não havendo nenhum tipo de conhecimento nato, mas sim, o que era conhecido através de experiências empíricas.

0