Precisa de uma resposta e não encontrou no nosso site?


QUERO FAZER UMA PERGUNTA

História

Com base na história da alimentação escolar no brasil, enumere os acontecimentos a seguir…

Com base na história da alimentação escolar no Brasil, enumere os acontecimentos a seguir:

I. Para assegurar o direito dos alunos da educação básica e da educação de jovens e adultos (EJA) à alimentação escolar, a União passou a incluir a ação da alimentação escolar em seus planos plurianuais, bem como sua previsão orçamentária (recursos destinados à execução da ação) e nas leis orçamentárias anuais.

II. A Resolução CD/FNDE nº 67/2009 altera os valores per capita para R$ 0,30; R$ 0,60; e R$ 0,90 para pré-escola, ensino fundamental e médio; creches, indígenas e quilombolas; e alunos do Programa Mais Educação, respectivamente.

III. O Instituto de Nutrição defendeu a proposta de o governo federal oferecer alimentação ao escolar.

IV. Foi instituída a transferência automática dos recursos, garantindo maior agilidade no processo de execução do programa.
Nesse momento, o programa já estava sob a responsabilidade do FNDE.

V. A Lei nº 11.947 estabelece, em seu art. 14, que do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE no âmbito do Pnae, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas.

VI. A Medida Provisória n° 2.178 define, entre outras coisas, que, na execução do programa as entidades executoras, têm de aplicar, obrigatoriamente, 70% dos recursos financeiros transferidos pelo governo federal, à conta do Pnae, exclusivamente em produtos básicos; respeitar os hábitos alimentares regionais e locais; e observar, nos processos de aquisição de produtos, a vocação agrícola do município, fomentando o desenvolvimento da economia local.

VII. Foi instituída a descentralização dos recursos para a execução do Pnae, por meio da Lei nº 8.913/1994. Com isso, a execução do programa passou a ser realizada mediante a celebração de convênios com os municípios e as secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, que assumiram as funções anteriormente desempenhadas pelo gerenciador do Pnae.

VIII. A Resolução nº 26 do CD/FNDE instituiu a prestação de contas parcial do Pnae no Sistema de Gestão de Prestação de Contas – SiGPC Contas Online.

Agora assinale a sequência correta:

a. II, VII, I, IV, VI, V, III, VIII;
b. II, VII, VIII, I, IV, V, VI, III;
c. II, I, VII, IV, V, VI, VIII, III;
d. II, VI, III, IV, V, VII, I, VIII;



No desenho de leonardo da vinci o homem é representado…

No desenho de Leonardo da Vinci, o homem é representado nu.

Naquele momento, o ser humano era considerado o centro do universo, e o nu, desprezado durante a idade média, foi resgatado da antiguidade greco-romano.

Observe, ao lado, a escultara Davi, obra do artita renascentita Michelangelo.

Indique, em seu caderno, quais elementos valorizados pelos artistas do Renascimento são expressos na escultura?

a) Valorização da figura humana
b) Deus no centro do mundo
c) Equilíbrio das formas (proporção e simetria)
d) Sexualidade
e) Perfeição anatômica
f) Desproporcionalidade



Alvin Toffler e Peter Drucker sustentam uma perspectiva mais voltada

Alvin Toffler e Peter Drucker sustentam uma perspectiva mais voltada:

Escolha uma

a. Aos negócios, à produção de mercadorias e à circulação de conhecimento pelas instituições de ensino.
b. A crise financeira dos países da América Latina.
c. Aos negócios, à improdução de mercadorias e à circulação de conhecimento pelas instituições de tecnologia e inovação.
d. A não circulação de conhecimentos pelas instituições educacionais.
e. Ao mercado, a economia e a tecnologia de ponta.



Ao falar de diferenciação do urbano e rural tratamos de um processo histórico…

Ao falar de diferenciação do urbano e rural, tratamos de um processo histórico, e não um fato isolado ou uma mudança repentina e imediata.

Este processo, na verdade, é decorrente de um acontecimento histórico, responsável pela mudança social mundial.

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta qual foi este acontecimento histórico:

a) Revolução Americana.
b) Revolução Industrial.
c) Revolução Francesa.
d) Revolução Religiosa.



Quais eram os estamentos no período do feudalismo…

Quais eram os estamentos no período do feudalismo?

Selecione uma alternativa:

a) Clérigos, nobres e camponeses.
b) Rei, senhores feudais e burgueses.
c) Reis, burgueses e camponeses.
d) Reis, clérigos e burgueses.
e) Senhores feudais, burgueses e camponeses.



Sobre a teoria da evolução humana sabemos atualmente que…

Sobre a teoria da evolução humana, sabemos atualmente que:

I. Os primeiros humanos habitaram inicialmente o continente africano entre 200 e 100 mil anos atrás.
II. Esses povos teriam começado sua imigração para fora da África entre 65 e 50 mil anos atrás.
III. As características físicas diferentes se desenvolveram em função da carga genética de cada grupo.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:

a) I e II.
b) I, II e III.
c) Apenas a I.
d) I e III.
e) Apenas a III.



Para Darcy Ribeiro (1995), o povo brasileiro é novo por…

Para Darcy Ribeiro (1995), o povo brasileiro é novo por:

Escolha uma:

a. Ter uma cultura sincrética e singularizada.
b. Ser composto pela sobreposição de culturas.
c. Ser composto de uma etnia.
d. Ser marcado fortemente por uma cultura.
e. Ser composto de uma única matriz racial.



O que os jogos olímpicos significam sempre tiveram os mesmos simbolismos…

a) O que os Jogos Olímpicos significam?
b) Sempre tiveram os mesmos simbolismos?
c) Como esse evento foi utilizado como espaço de protesto e reivindicação em sua história?
d) Qual a importância das Olimpíadas para o esporte nacional e no mundo?
e) E para as trocas culturais entre as diversas nações?
f) De que forma acontecem?
g) Qual a herança em desenvolvimento urbano para as cidades-sede da Copa?



Explique como o conceito de idade média foi moldado no decorrer da história…

1) Explique como o conceito da idade média foi moldado no decorrer da história.

2) Defina o conceito de feudalismo.

3) Explique a relação de suserania e vassalagem na sociedade feudal.

4) O que foram as cruzadas, quais são as suas consequências para a economia e a cultura europeias.

5) Descreva as principais transformações técnicas ocorridas na europa entre o século xi e xiii. quais foram as consequências dessa transformações para demografia europeia?

6) Como se formaram as corporações de ofícios? quais eram suas funções

7) Explique o que foi peste negra​.



Proximas Perguntas