Precisa de uma resposta e não encontrou no nosso site?


QUERO FAZER UMA PERGUNTA

Na edição de julho de 1818 do Correio Braziliense, o jornalista…

Na edição de julho de 1818 do Correio Braziliense, o jornalista Hipólito José da Costa, residente em Londres, publicou a seguinte avaliação sobre os dilemas então enfrentados pelo Império português na América:

A presença de S.M. [Sua Majestade Imperial] no Brasil lhe dará ocasião para ter mais ou menos influência naqueles acontecimentos; a independência em que el-rei ali se acha das intrigas europeias o deixa em liberdade para decidir-se nas ocorrências, segundo melhor convier a seus interesses. Se volta para Lisboa, antes daquela crise se decidir, não poderá tomar parte nos arranjamentos que a nova ordem de coisas deve ocasionar na América.

Nesse excerto, o autor referia-se:

  1. Aos desdobramentos da Revolução Pernambucana do ano anterior, que ameaçara o domínio português sobre o centro-sul do Brasil.
  2. Às demandas da Revolução Constitucionalista do Porto, exigindo a volta imediata do monarca a Portugal.
  3. À posição de independência de D. João VI em relação às pressões da Santa Aliança para que interviesse nas guerras do rio da Prata.
  4. Às implicações que os movimentos de independência na América espanhola traziam para a dominação portuguesa no Brasil.
  5. Ao projeto de D. João VI para que seu filho D. Pedro se tornasse imperador do Brasil independente.



Faça Login ou Cadastro para poder comentar

Não existem Respostas.