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Pedagogia

Os quadrinhos a seguir mostram um problema na disseminação de informações via rede…

Os quadrinhos a seguir mostram um problema na disseminação de informações via rede.

Com base na leitura e nos seus conhecimentos, analise as asserções.

I. As facilidades de propagação de informações na sociedade em rede possibilitam a divulgação de textos sem a correta referência, o que invalida a internet como forma de obtenção de conhecimento.

II. As redes sociais permitem o compartilhamento de textos sem a checagem de fontes, o que provoca, muitas vezes, a disseminação de informações incorretas.

Assinale a alternativa correta

a. As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
b. As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
c. A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
d. A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
e. As duas asserções são falsas.



A educação brasileira tal como…

A educação brasileira, tal como estabelece a Constituição Federal de 1988, nos artigos 205 e 206, visa ao pleno desenvolvimento da pessoa, o seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Para atender a esses objetivos, a educação escolar brasileira está organizada nos seguintes níveis:

a) Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
b) Educação Básica e Educação Superior.
c) Educação no Campo, Educação Especial e Educação à Distância.
d) Ensino Fundamental e Ensino Superior.
e) Educação Básica, Ensino Médio e Ensino Superior.



O que justifica que jogos sejam empregados na educação?

O que justifica que jogos sejam empregados na educação?

a) É a melhor forma de avaliar a retenção de conhecimento.
b) Estudar pode ser chato.
c) Para que se crie uma reputação de criatividade e inovação para a instituição escolar.
d) É bom reservar parte das aulas para confraternizações em geral.
e) Dar aula para a geração digital é tarefa árdua.



É correto afirmar que a relevância do planejamento para a escola reside…

É correto afirmar que a relevância do planejamento para a escola reside:

Escolha uma

a. Na definição de políticas educacionais para federação, estado e município.
b. Na definição dos aspectos estritamente disciplinares do comportamento dos alunos.
c. Na definição dos condicionantes da participação da comunidade no espaço escolar.
d. Na definição dos rumos, diretrizes e profissionalização dos processos educativos.
e. Na definição dos aspectos estritamente políticos da comunidade escolar.



Quanto a escolha de livros não há uma receita pronta

Quanto a escolha de livros, não há uma receita pronta.

O contexto, as experiências envolvidas são requisitos para esse processo seletivo, de escolhas do livros.

Existem três pontos básicos para a escolha de um livro, nos quais são estabelecidos critérios. Associe os itens,ultilizando o código a seguir:



Quanto aos programas (ações complementares e agregadas), julgue os itens como certos ou errados.

Quanto aos programas (ações complementares e agregadas), julgue os itens como Certos ou Errados.

a. Escola Sustentável: essa ação foi criada porque diversas escolas funcionam em prédios muito pequenos e/ou inadequados em termos de fornecimento de água, e sem nenhuma instalação de esgotamento sanitário.

b. Para serem beneficiadas com o programa Água na Escola é condição que as escolas sejam localizadas no campo, possuam Unidade Executora própria (UEx), tenham declarado no Censo Escolar a inexistência de abastecimento de água e/ou esgoto, não tenham sido beneficiadas com essa assistência financeira e funcionem em edifício próprio da rede de ensino à qual ela se vincule.

c. Na contratação de serviços (de pedreiros, ajudantes e auxiliares de serviço, marceneiros, eletricista, encanador, etc.), para utilizar os recursos do Água na Escola É PROIBIDO dar preferência a profissionais da própria comunidade escolar.

d. Ao afirmar que a escola deve ser um ambiente inclusivo, quer dizer que a mesma deve apresentar uma infraestrutura física que possua condições que garantam o acesso e a participação autônoma de todos os alunos às suas dependências e atividades de formação.

e. No Escola Acessível, o valor a ser destinado acadaescola é calculado levando em consideração o número de alunos da educação básica matriculados na unidade educacional e declarados no Censo Escolar do ano anterior ao do repasse.

f. No programa Escola Acessível, é atribuição do FNDE: receber a relação nominal das escolas beneficiadas e divulgar em seu sítio eletrônico (www.fnde.gov.br); abrir as contas bancárias específicas, onde serão depositados os recursos do Programa, na mesma agência bancária depositária dos recursos do PDDE; transferir às escolas beneficiadas, os recursos do programa; recepcionar as prestações de contas e efetuar sua devida avaliação.

g. Escola do Campo: são priorizadas, no momento do repasse, as escolas com matrículas de 15 a 40 alunos e as situadas em terras de remanescentes de quilombo, indígenas e em áreas de assentamentos independentemente do número de matrículas.

h. Mais Cultura nas Escolas: é o encontro de projetos pedagógicos de escolas da rede pública com experiências culturais e artísticas diversas.

i. Escolas Sustentáveis: o objetivo do programa é favorecer a melhoria da qualidade de ensino e a promoção da sustentabilidade socioambiental nas unidades escolares apenas das redes Municipais.

j. PDE-Escola: é atribuição da UEx executar os recursos do Programa de acordo com o Plano de Desenvolvimento da Escola, aprovado pela EEx e validado pela SEB/MEC.

k. Atletas nas Escolas: compete ao FNDE designar servidor de seu quadro de pessoal para acompanhar a execução dos recursos liberados no âmbito do Programa, a fim de assegurar que esses sejam corretamente empregados.



O tradicional artifício do dever de casa representa que aspecto crítico do ensino tradicional…

O tradicional artifício do dever de casa representa que aspecto crítico do ensino tradicional?

a) A comunicação assíncrona entre professor e aluno;
b) A personalização da relação docente-discente;
c) O feedback assertivo do professor ao aluno;
d) A opressão por abuso de poder hierárquico do docente;
e) A avaliação do alinhamento entre escola e mercado de trabalho;



Exclusão digital é um conceito que diz as extensas camadas sociais…

Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais.

O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea.

Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados.

É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais. Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público alvo de possíveis ações de inclusão digital.

II. O uso das TICs pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.

III. O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e o conhecimento.

IV. O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.

É correto apenas o que se afirmar em:

a) I, III e IV.
b) I e II.
c) III e IV
d) II e IV.
e) I, II e III.



Sobre a rede de parceria do fundeb, relacione a 1ª coluna de acordo com a 2ª.

Sobre a rede de parceria do Fundeb, relacione a 1ª coluna de acordo com a 2ª:

1ª coluna

1. Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS/Fundeb)

2. Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria – Geral da União(CGU)

3. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

4. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

5. Ministério Público (Federal, Estadual, Distrital ou Municipal)

6. Tribunais de Contas dos Estados e Municípios

7. Ministério da Fazenda/Secretaria do Tesouro Nacional

8. Banco do Brasil

2ª coluna

A. Tem a atribuição de zelar pelo cumprimento da lei. Recebe denúncias de eventuais irregularidades detectadas e apontadas pelo cidadão comum, pelo conselheiro do Fundeb ou ainda pelos Tribunais de Contas, tomando providências formais no âmbito do Poder Judiciário.

B. Calcula e divulga os parâmetros operacionais do Fundeb e fornece ao Agente Financeiro (Banco do Brasil) informações para distribuição dos recursos.

C. Responsáveis pela fiscalização da aplicação dos recursos do Fundeb, a definição dos critérios da prestação de contas, bem como sua avaliação técnica. Possuem poderes de aplicar penalidades, caso sejam comprovadas irregularidades nos processos de formação do Fundo, na aplicação dos recursos e na prestação de contas.

D. Recebe dos estados e do Distrito Federal, até o dia 31 de janeiro, os valores da arrecadação efetiva da cesta de impostos e das transferências do Fundeb efetuadas em suas esferas.

E. Colegiado que tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito das respectivas esferas de atuação (federal, estadual, distrital e municipal).

F. É responsável pelo Censo Escolar, coleta de informações sobre a educação básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), que subsidia a distribuição dos recursos financeiros do Fundeb.

G. Responsável pela realização dos créditos dos valores do Fundo devido aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios. Detém informações sobre valores repassados por ente governamental (estadual ou municipal), por origem dos recursos e por data de crédito.

H. Responsáveis pela fiscalização dos recursos do Fundo, no âmbito federal. Essas instâncias têm a prerrogativa legal de examinar e aplicar penalidades, na hipótese de existir alguma irregularidade.

Escolha uma resposta.

a. 1 - A; 2 - F; 3 - B; 4 - E; 5 - H; 6 - C; 7 - D; 8 - G.
b. 1 - E; 2 - H; 3 - F; 4 - B; 5 - A; 6 - C; 7 - D; 8 - G.
c. 1 - A; 2 - F; 3 - B; 4 - G; 5 - D; 6 - C; 7 - E; 8 - H.
d. 1 - D; 2 - H; 3 - G; 4 - A; 5 - E; 6 - B; 7 - F; 8 - C.



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