Precisa de uma resposta e não encontrou no nosso site?


QUERO FAZER UMA PERGUNTA

Sociologia

Atualmente, grandes jazidas de diamantes, localizadas em diversos países…

Atualmente, grandes jazidas de diamantes, localizadas em diversos países africanos, abastecem o luxuoso mercado mundial de joias. O diamante é uma forma cristalina do carbono elementar constituída por uma estrutura tridimensional rígida e com ligações covalentes. É um mineral precioso devido a sua dureza, durabilidade, transparência, alto índice de refração e raridade.

Analise as afirmações abaixo:

I. O diamante e a grafite são formas alotrópicas de carbono com propriedades físicas e químicas muito similares. Apesar disso, o diamante é uma das pedras preciosas mais valiosas existentes e, a grafite, não.
II. A partir do cartaz acima, é possível inferir a associação entre a extração de diamantes na África e o comércio internacional de armas, que abastece grupos rivais envolvidos nas guerras civis desse continente.
III. O cartaz denuncia a vinculação dos países africanos islâmicos com o terrorismo internacional e o seu financiamento por meio do lucrativo comércio mundial de diamantes e pedras preciosas.

Está correto o que se afirma apenas em

  1. I e II.
  2. I e III.
  3. II.
  4. II e III.
  5. III.



Esse reconhecimento, contudo, difere das políticas de imigração…

O Relatório de Desenvolvimento Humano de 2009, preparado pela ONU, traz informações sobre posicionamentos de governos de países desenvolvidos quanto à imigração.

Nesse relatório, consta que ao menos uma parte desses países reconhece o fato de que imigrantes não qualificados vêm contribuindo significativamente para suas sociedades.

Esse reconhecimento, contudo, difere das políticas de imigração atualmente adotadas pelos países mais ricos que, em geral:

  1. Querem evitar, principalmente, a entrada de imigrantes qualificados, pois acreditam que tais imigrantes possam ocupar os mais importantes postos de trabalho em detrimento da população local.
  2. Querem receber, sem restrição, os imigrantes não qualificados, pois acreditam que tais imigrantes ocupam os postos de trabalho que são, em geral, recusados pela população local.
  3. Têm restringido apenas a entrada de imigrantes qualificados, preocupados, principalmente, com a perda de identidade cultural que tais imigrantes possam trazer.
  4. Têm adotado medidas mais restritivas de imigração, principalmente, voltadas aos imigrantes não qualificados, acreditando que tais imigrantes possam, entre outros motivos, aumentar o desemprego e diminuir o nível salarial da população local.
  5. Têm proibido totalmente a entrada de imigrantes, sejam eles qualificados ou não, preocupados com a diminuição do crescimento vegetativo da população, com a atual crise econômica que os atinge e com questões de xenofobia.



Do texto, depreende-se que a Rússia…

“Há oitenta anos, a Rússia era forte por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, incluindo o poder de atração da sua ideologia. Há quarenta anos, a Rússia Soviética era forte por causa do poderio do Exército Vermelho. Hoje, a Rússia de Putin é forte por causa do gás e do petróleo.”
Timothy Garton Ash, historiador inglês, janeiro de 2007.

Do texto, depreende-se que a Rússia:

  1. Manteve inalterada sua posição de grande potência em todo o período mencionado.
  2. Recuperou, na atualidade, o seu papel de país líder da Europa.
  3. Conheceu períodos de altos e baixos em função das conjunturas externas.
  4. Passou de força política, a força militar e desta, a força econômica.
  5. Conservou, sempre, a sua preeminência graças ao incomparável poderio militar.



Nesse texto, Portales está defendendo uma visão…

“No Chile, a lei não serve para outra coisa a não ser produzir a anarquia e a ausência de sanções […] Se eu, por exemplo, prendo um indivíduo que sei que está tramando uma conspiração [contra o governo], violo a lei.
Maldita lei então que não deixa o braço do governo proceder livremente no momento oportuno. […] De minha parte, sei dizer que, com lei ou sem ela, essa senhora que chamam de Constituição tem que ser violada quando as
circunstâncias são extremas.”

Carta de Diego Portales, ministro chileno, em 1834.

Nesse texto, Portales está defendendo uma visão:

  1. Liberal, que privilegia o respeito às leis e à justiça.
  2. Aristocrática, que valoriza o regime monárquico.
  3. Federalista, que salvaguarda os interesses das províncias.
  4. Elitista, que defende os direitos do indivíduo.
  5. Autoritária, que garante a ordem acima de tudo.



Na antiguidade, tais padrões e valores conheceram o auge, tanto na democracia…

Na atualidade, praticamente todos os dirigentes políticos, no Brasil e no mundo, dizem-se defensores de padrões democráticos e de valores republicanos.

Na antiguidade, tais padrões e valores conheceram o auge, tanto na democracia ateniense, quanto na república romana, quando predominaram:

  1. A liberdade e o individualismo.
  2. O debate e o bem público.
  3. A demagogia e o populismo.
  4. O consenso e o respeito à privacidade.
  5. A tolerância religiosa e o direito civil.



A censura política na internet está, em geral, associada à atitude de países…

A censura política na internet está, em geral, associada à atitude de países que pretendem:

I. Proteger suas culturas e valores nacionais, inibindo o contato com culturas de outras nações.
II. Controlar o acesso a informações sobre a situação política interna e a questão dos direitos humanos.
III. Isolar suas economias dos efeitos perversos de um mercado globalizado.

Está correto o que se afirma em:

  1. I, apenas.
  2. II, apenas.
  3. I e II, apenas.
  4. III, apenas.
  5. I, II e III.



Assim, a responsabilidade por essas melhorias caberá…

A importância geopolítica do Canal do Panamá e o crescente fluxo de embarcações entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico exigem melhorias na infra-estrutura desse canal.

Assim, a responsabilidade por essas melhorias caberá:

  1. Ao conjunto dos países que compõem a CARICOM (Comunidade do Caribe), dado o montante de recursos necessários.
  2. Ao próprio Panamá, provavelmente, uma vez que o domínio e o controle do Canal passaram para esse país a partir do ano 2000.
  3. Aos EUA, pois é o país que tem o principal interesse geopolítico na região, além de manter o controle do Canal.
  4. Ao governo panamenho em uma associação com a Colômbia e a Costa Rica, oferecendo, a tais países vizinhos, vantagens futuras no uso do Canal.
  5. À ONU, que, a partir de 2008, será a responsável pela gestão do Canal, em razão não só do aumento do fluxo internacional de mercadorias, mas também em virtude de sua importância geopolítica.



Com auxílio do mapa, é possível afirmar que as grandes…

O mapa acima representa as áreas de cobertura dos satélites utilizados pela CNN, uma das principais redes mundiais de comunicação.

Com auxílio do mapa, é possível afirmar que as grandes redes de comunicação:

a) Têm como principal meta a divulgação das diferentes perspectivas de compreensão acerca de distintos problemas mundiais.
b) Mantêm independência entre o conteúdo da informação e os interesses geopolíticos dos principais governos do mundo.
c) Contribuem para a criação de uma cultura mundial, desenvolvendo padronização da percepção de conjunturas internacionais.
d) Favorecem a criação de um mercado mundial, permitindo intercâmbio paritário entre culturas.
e) Foram implantadas para se obter livre acesso à informação, resolvendo o problema do isolamento cultural.



A fala de Demóstenes expressa a…

“Num processo em que era acusado e a multidão ateniense atuava como juiz, Demóstenes [orador político, 384-322 a.C.] jogou na cara do adversário [também um orador político] as seguintes críticas: ‘Sou melhor que Ésquines e mais bem nascido; não gostaria de dar a impressão de insultar a pobreza, mas devo dizer que meu quinhão foi, quando criança, freqüentar boas escolas e ter bastante fortuna para que a necessidade não me
obrigasse a trabalhos vergonhosos. Tu, Ésquines, foi teu destino, quando criança, varrer como um escravo a sala de aula onde teu pai lecionava’. Demóstenes ganhou triunfalmente o processo.”

Paul Veyne, História da Vida Privada, I, 1992.

A fala de Demóstenes expressa a:

  1. Transformação política que fez Atenas retornar ao regime aristocrático depois de derrotar Esparta na Guerra do Peloponeso.
  2. Continuidade dos mesmos valores sociais igualitários que marcaram Atenas a partir do momento em que se tornou uma democracia.
  3. Valorização da independência econômica e do ócio, imperante não só em Atenas, mas em todo o mundo grego antigo.
  4. Decadência moral de Atenas, depois que o poder político na cidade passou a ser exercido pelo partido conservador.
  5. Crítica ao princípio da igualdade entre os cidadãos, mesmo quando a democracia era a forma de governo dominante em Atenas.



No interior do Maranhão, uma doença que vitimou muitas pessoas…

No interior do Maranhão, uma doença que vitimou muitas pessoas começava com dormência e inchaço nas pernas, evoluindo para paralisia, insuficiência respiratória e cardíaca.

Esses sintomas são iguais aos do beribéri, moléstia conhecida há mais de 2.000 anos.

Nas primeiras décadas do século XX, o beribéri foi relacionado à carência da vitamina B1, usualmente encontrada em cereais integrais, legumes, ovos e leite.

O quadro carencial, comum em lugares pobres, onde a alimentação é inadequada, pode ser agravado pela ingestão de bebidas alcoólicas e pelo contato com agrotóxicos.

Como no passado, também hoje, as vítimas do beribéri, no interior do Maranhão, são subnutridas, sendo sua alimentação baseada quase que
exclusivamente em arroz branco.

Em uma das comunidades afetadas, foram feitas algumas propostas, visando combater a doença:

I. Incentivar o cultivo de hortas domésticas e a criação de pequenos animais para consumo.
II. Isolar as pessoas afetadas e prevenir a doença com uma campanha de vacinação.
III. Orientar os trabalhadores da região sobre o uso de equipamentos de proteção individual, quando da manipulação de agrotóxicos.

Entre as três propostas, podem contribuir para o combate à doença, apenas

  1. I.
  2. II.
  3. I e II.
  4. I e III.
  5. II e III.



Proximas Perguntas