Precisa de uma resposta e não encontrou no nosso site?


QUERO FAZER UMA PERGUNTA

Políticas de reparação de reconhecimento e valorização de ações afirmativas ocorrem em diversos…

Políticas de reparação, de reconhecimento e valorização, de ações afirmativas ocorrem em diversos lugares do mundo.

O grupo atingido por essas políticas vai depender da formação de cada sociedade e dos modos específicos que se construíram as relações de poder e a formação de minorias sociais.

No caso dos países com passado escravocrata é recorrente o desfavorecimento histórico dos afrodescendentes, que, em geral, ocupam os piores postos de trabalho, tem as piores remunerações e mais dificuldade de acesso aos serviços públicos.

Frente a esse quadro o Brasil tem tratado de incluir a temática na educação básica. Analise as afirmações a seguir sobre a temática:

I – as medidas de reparação criam privilégios para uma população que há muito tempo já não é mais escravizada e, portanto, não sofre mais por causa desse passado.

II – as medidas de reparação visam compensar os descendentes de africanos da política de branqueamento da população.

III – as medidas de reparação provocam o Estado e a sociedade a compensar os afrodescendentes os danos psicológicos, materiais, sociais, políticos e educacionais produzidos pelo passado escravocrata.

IV – as medidas de reparação procuram combater o racismo no presente, que vem se reproduzindo material e simbolicamente, até os dias de hoje.

Escolha a opção correta:

a) Estão corretas somente as afirmações II, III e IV.
b) Estão corretas somente as afirmações I, II e III.
c) Estão corretas somente as afirmações I, III e IV.
d) Estão corretas somente as afirmações I, II e IV.
e) Estão corretas somente as afirmações I e IV.






Faça Login ou Cadastro para puder comentar


Resposta de ricardo á 4 meses

A alternativa A está correta.


As medidas que lidam com as políticas sociais cuidam dos indivíduos que sofrem com o preconceito, pois a reparação não cria privilégio, ela apenas tenta sanar as mazelas geradas pela desigualdade.

O preconceito está diretamente ligado ao fato de outros indivíduos não aceitarem aquela pessoa, ou seja, tem relação com a preterição, onde em diversos casos a pessoa é colocada de lado,muito como nas agressões escolares e pessoas obesas, ou observadas como "diferentes".

Por fim, a discriminação como um outro ponto, incluindo a segregação que pode ser econômica e na maioria das vezes tem haver com o racismo.

0